Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

SÃO VALENTIM, DIA DO AMOR E DA AMIZADE

Hoje, dia 14 de fevereiro, festeja-se o dia de São Valentim. Mas quem foi São Valentim? 
Valentim pertenceu ao exército romano. A sua vocação religiosa levou-o a ordenar-se como sacerdote cristão. Em meados do séc. III d.C. recusou abdicar da fé cristã que professava, desafiando as ordens do imperador romano Cláudio II.
Diz-se que Cláudio II não só perseguira os cristãos como proibira os casamentos, para assim obter mais soldados para as suas frentes de batalha. Valentim teria violado este decreto imperial ao celebrar, em sigilo, um casamento entre uma jovem cristã e um pagão legionário. Logo que foi descoberto, Cláudio mandou-o para a prisão dum magistrado romano, cuja filha era cega. Quando chegou à prisão, o magistrado pôs à prova a fé de Valentim, dizendo-lhe que se a sua religião era verdadeira, e se o seu Deus era o único e verdadeiro, que curasse a sua filha. Valentim aproximou-se da rapariga e beijou-a nos olhos. Para surpresa de todos, a rapariga olhou para Valentim e também o beijou carinhosamente. Toda a família do magistrado se converteu ao cristianismo. Por sua vez, o imperador Cláudio enfureceu-se e mandou apedrejar e decapitar Valentim – o que aconteceu a 14 de fevereiro de 269 d.C.
Apesar de continuar a ser celebrado em algumas paróquias, a festa de São Valentim foi removida do calendário litúrgico em 1969, numa decisão de reformar as festas dos santos que tiveram origem em lendas.
Que este dia não seja apenas um dia de fantasia, mas que sirva para multiplicar o amor e sedimentar a amizade entre todos os que anseiam e vivem para amar e ser amados, lembrados de que o amor verdadeiro coloca desafios e exige renúncias.

Só com amor, perseverança e entrega é que a vida de cada um de nós ganha realmente sentido e podemos contribuir para a realização plena dos outros.